“A nova economia não está na tecnologia, seja o microchip ou a rede mundial de teleconumicações.
Está na mente humana.” Alan Webber

terça-feira, 5 de julho de 2011

Case: AACD-404

A campanha "Que tal transformar esse erro em um acerto" da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) foi criada pela Fischer Fala! que teve como missão conseguir aumentar o número de doações para que diminuam a fila de 32 mil crianças que esperam por atendimento. Ao tentar acessar um link quebrado de site parceiro da campanha, no lugar da clássica mensagem “Página não encontrada”, o usuário será surpreendido por um pedido de ajuda da AACD, convidando-o a fazer sua doação, redirecionado-o para a página de doações no site da associação.


“A ideia é simples: todo site tem a sua página 404.html, uma página padrão que indica um erro ao digitar um endereço que não pode ser encontrado. Estamos convidando empresas e pessoas que tenham sites e blogs a doarem essa página para a AACD. Não custa nada participar. A página de erro já está lá, a diferença é que, se alguém cair nela, terá a oportunidade de ajudar a associação”, diz o redator Bruno Mendonça, que assina a criação da campanha ao lado de Artur Polatti.


A iniciativa já conta com a parceria de portais como Omelete, Bolsa de Mulher, Abril, Editora Globo e Guia da Semana, e vários blogs.

No site da campanha possui um arquivo zipado (404.zip) e para colaborar com a ação, basta baixar o arquivo e descompactá-lo, substituindo o arquivo 404 do seu site por um dos arquivos da pasta. Pronto, se alguém que estiver navegando em seu site não encontrar determinado conteúdo, ao invés de ver a mensagem de “página não encontrada” verá a página da campanha.


No site da Fischer Falar! tem o vídeo (em inglês) sobre o case da campanha (infelizmente o site é todo em flash, então se estiver afim de assistir tem entrar no site e seguir pelo menu trabalhos --> últimos trabalhos --> AACD:AACD-404), outro pecado é a própria página de erro da AACD não ser customizada.

Resultados
  • Um dos nomes mais postados no Twitter Brasil;
  • Dobrou tráfego no site da AACD;
  • Arrecadando 300 mil dólares pela mídia espontânea.
Fundada há 60 anos, a Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade sem fins lucrativos que oferece assistência médica e psicológica a portadores de deficiências físicas. A entidade realiza mais de 5.000 atendimentos diários, porém há mais de 32 mil pessoas nas filas de espera, aguardando uma oportunidade de tratamento. A renda arrecadada com as doações será destinada à ampliação e construção de novas unidades de atendimento.

E se você possui um site, doe sua pagina 404 para AACD também.

Gostou do assunto? Deixe seu comentário! Críticas, sugestões e elogios também serão bem-vindos!

Até o próximo post!

fontes:
Fischer Fala Blog
ADNews

0 comentários:

Postar um comentário