“A nova economia não está na tecnologia, seja o microchip ou a rede mundial de teleconumicações.
Está na mente humana.” Alan Webber

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Marketing e TI

Sabemos hoje que a internet é um ambiente com alta capacidade de comunicação a baixo custo e alta visibilidade organizacional, assim concluímos que há 'n' motivos para que as empresas aumentem sua participação na grande rede.

Projetos de internet corporativa que tem como objetivo o relacionamento via web é sempre um projeto de comunicação com base tecnológica e independente do tipo desse projeto, o que mais importa é a forma que são conceituados, planejados e construídos.


É nesse ponto que o engajamento entre a área de TI e Marketing é essencial, há tempos ouvimos vários profissionais sobre a importância de uni-las e como esse desafio é grande devido conflito entre elas, pois as duas áreas discordam sobre quem detém o poder de decisão.

Ambas as áreas reconhecem a importância do marketing digital para a companhia, mas no entanto elas estão despreparadas para uma boa estratégia de markeintg digital, isso se dá pela falta de engajamento entre os gestores das áreas.

Mas como diz Tim Breene, líder do Accenture Interactive:
Se os dois departamentos reconhecem a importância nessa forma de marketing e sabem da necessidade de integração entre os canais tradicionais e os digitais, agora, as duas áreas devem se alinhar e partir para o segundo estágio.

Marketing e TI devem realizar ações conjuntas para atingir seus objetivos. Mas a liderança desses projetos se distinguem a cada tipo de projeto, como aponta Cesar Paz, colunista do portal Webinsider:
A liderança pode ser exercida por profissionais de qualquer uma das áreas, desde que tenham uma visão holística e interlocução plena para tal missão. Genericamente, minha tendência é dizer que os projetos que priorizam a automação de processos ficam mais confortáveis nas áreas de TI, enquanto os projetos que priorizam a relação com o mercado e a imagem da empresa ficam muito mais à vontade com os marketeiros.

Está provado que para obter sucesso num projeto de internet de alta complexibilidade é essencial a interação entre as áreas de TI e Marketing.
Não esperem que alguém lhes pergunte. Comecem já o diálogo com o marketing.
Aconselha Drew Martin, responsável pelo departamento de TI da Sony.

Fontes:
- TI x Marketing. Quem manda no digital? (por: Maurício Renner)
- TI e Marketing: estudo mostra o que separa os dois departamentos (por: Thomas Wailgum)
- Gestores de TI e marketing, uni-vos! (por: Cesar Paz)

0 comentários:

Postar um comentário