“A nova economia não está na tecnologia, seja o microchip ou a rede mundial de teleconumicações.
Está na mente humana.” Alan Webber

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Case: Doe Palavras

Nunca é tarde para falar sobre ideias que deram certo na internet, e uma dessas ideias é a campanha Doe Palavras idealizado pelas agências RC Comunicação e 3bit.net para o Instituto Mário Pena que em abril que comemora 1 ano.

“Câncer” é, sem dúvida, uma das palavras mais impactantes que conhecemos. Talvez por isso a cura de doentes oncológicos esteja diretamente ligada ao seu estado emocional: o primeiro passo é sempre acreditar, apesar do impacto da palavra.


A campanha Doe Palavras surgiu para potencializar a positividade e a força de vontade dos pacientes, assim as agencias criaram uma plataforma aberta onde qualquer pessoa pode enviar uma mensagem para os pacientes do Hospital Mário Penna, através do site www.doepalavras.com.br ou pelo Twitter usando a hashtag #doepalavras.



Para disponibilizar as mensagens para os pacientes, foi desenvolvido um aplicativo que permitia a transmissão da solidariedade através de vários monitores e televisões distribuídos pelo hospital.



Resultados

Nos primeiros 6 meses da ação, foram enviadas mais de 340.000 mensagens pelo site e 22.000 mensagens pelo Twitter de 124 países e 249 cidades brasileiras. O site recebeu 1.145.943 visitas nesse período.

Hoje a campanha já totaliza impressionantes quase dois milhões de mensagens/acessos de 136 países, conforme dados oficiais da empresa norte-americana Map Overlay, computados até 20 de março.

Além disso, o projeto foi exibido em vários programas da televisão brasileira e recebeu o apoio e a adesão de personalidades no Brasil e no mundo, incluindo o então vice-presidente do Brasil, José Alencar. E como solidariedade é algo que extrapola o que se diz, mesmo sem que fosse solicitado, a instituição teve um aumento de 15% na doação financeira já nos 2 primeiros meses de ação.

Ainda hoje o Doe Palavras continua. A plataforma foi disponibilizada gratuitamente para qualquer hospital do mundo receber mensagens em português, inglês e espanhol.

O Doe Palavras ainda ganhou prêmios importantes. Foi premiado no Yahoo Big Idea Chair como a melhor ideia do ano de 2010, foi finalista na categoria Cyber no Festival de Cannes 2010 e Ouro no El Ojo Iberoamerica.

Para comemorar o primeiro ano da campanha, o Instituto Mário Pena lançou na quinta-feira, 07 de abril (Dia Mundial da Saúde), um livro com uma seleção de mensagens de apoio e solidariedade do mundo inteiro para pacientes com câncer.

A publicação do livro, que será enviada para entidades que cuidam de pacientes oncológicos no Brasil, será a 1ª da América Latina a conter a avançada tecnologia de “realidade aumentada”, que possibilita ao leitor interagir com seu computador e ter um “livro infinito”, com recebimento instantâneo de novas mensagens postadas de qualquer parte do mundo.

São campanhas assim que comprovam como o Marketing e TI podem trabalhar em parceria para alcançar o sucesso de um projeto.

Gostou do assunto? Deixe seu comentário! Críticas, sugestões e elogios também serão bem-vindos!

Até o próximo post!

fonte:
http://www.3bits.net/projeto/doepalavras/

0 comentários:

Postar um comentário